Bateria com Amperagem Maior ou Menor no Carro causa problema?

Home / Blog / Bateria com Amperagem Maior ou Menor no Carro causa problema?

12

Dez

Bateria com Amperagem Maior ou Menor no Carro causa problema?

Carro

O que é amperagem

No Sistema Internacional de Unidades, o ampere é a unidade de medida da corrente elétrica e resumidamente numa bateria de automóvel, que geralmente tem 12 volts, ela é a capacidade desta de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do veículo a cada hora.

A definição de como ela atua pode ser complexa, mas podemos dizer que quanto maior a amperagem da bateria, maior é a capacidade desta de atender a demanda de energia dos dispositivos do veículo, e isso inclui motor de partida e/ou Start&Stop, por exemplo.

Quanto mais equipamentos e sistemas de eletrônicos o carro possui, maior será a amperagem da bateria. Isso é necessário para que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes que demandam muita carga, sejam afetados quando todo o conjunto elétrico do veículo estiver em pleno funcionamento. Mas, isso não significa que um carro relativamente equipado não possa ter uma bateria com amperagem reduzida.

Para termos uma ideia, basta verificarmos que carros como Honda Fit e Kia Picanto, por exemplo, usaram ou ainda usam baterias de 12V com cerca de 40 amperes. Nem por isso esses carros deixaram de oferecer trio elétrico completo, direção elétrica, ar-condicionado (que também consome energia), sistema de áudio, conjunto de luzes interna e externas, alarme, freios ABS com EDB, entre outros. Existiram outros carros de mesmo porte e conteúdo com 35 ou 36 amperes também.

No entanto, carros reconhecidamente grandes e potentes, também podem usar amperagem baixa, como o Honda Civic com algo em torno de 50 amperes. Note que, por exemplo, o Ford Focus tem bateria de 60 amperes. Na Chevrolet S10, por exemplo, a bateria tem 75 amperes, enquanto a Ford Ranger uma de 70. No Chevrolet Camaro, por exemplo, a bateria tem 80 amperes.

Em todos esses casos, a amperagem está especificada no manual do proprietário, mas e se eu alterar isso, o que acontece? Antes de mais nada, deve-se obedecer o que o manual do veículo diz, pois ele contém as especificações originais do produto, desenvolvidas junto com o projeto do carro.

Os fabricantes de veículos gastam milhares de horas de pesquisa e testes com o sistema elétrico do carro, inclusive fazendo simulações de interferência eletrônica em bancadas de testes exclusivas para isso.



Loja especializada em baterias blumenau

Baterias moreira 24 Hrs

RECICLAGEM OBRIGATÓRIA - Devolva a bateria ao revendedor no ato da troca. - Resolução CONAMA 401/2008.

Endereço

UNIDADE I

R. General Osório, n°3795 - Velha - Blumenau/SC
(Próx. ao Terminal Água Verde)

UNIDADE II

R. Dr Pedro Zimmermann, nº125 - Itoupava Central - Blumenau/SC
anexo ao posto zandona